Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Vale a pena fazer um estudo de mercado, sendo afiliado?

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em junho 13, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Se você trabalha como afiliado digital, deve estar consciente da importância de conhecer o mercado onde você atua, mas você talvez se pergunte: Será que vale a pena fazer um estudo de mercado antes de se tornar afiliado?

Neste artigo nós vamos entender porque é importante fazer um estudo de mercado antes de se tornar um afiliado digital, e compreender como este estudo pode te ajudar a fazer boas escolhas como afiliado.

O negócio de afiliado é uma atividade ampla, uma das áreas de atuação mais diversificada que existe, de maneira que existem oportunidades para um número praticamente ilimitado de pessoas.

Por ser uma área de atuação ampla é importante ter uma visão geral do mercado de afiliados antes mesmo de começar a atuar como afiliado digital, é por essa razão que muitas pessoas experientes costumam fazer um estudo do mercado onde vão atuar.

Você com certeza sabe que no mercado de afiliado, os resultados dependem exclusivamente de seu esforço. Desta maneira, podemos considerar o marketing de afiliado como sendo uma atividade de empreendedorismo.

Assim como todo empreendimento, você precisa entender que o seu trabalho como afiliado não é exclusivo, ou seja, outras pessoas também vão realizar a mesma atividade que você, e para que todo mundo ganhe é importante descobrir como se destacar.

Vantagens de Fazer um Estudo de Mercado

Realizar uma pesquisa de mercado pode ser uma estratégia muito prudente para quem deseja começar no mercado de afiliados. Esta estratégia é importante para definir os caminhos que você irá trilhar na sua jornada como empreendedor.

Quando alguém inicia um empreendimento, é como se a pessoa estivesse embarcando em uma viagem. Antes de sair para uma viagem é importante se preparar e se planejar para escolher as melhores rotas e evitar problemas de percurso.

A mesma coisa acontece com o estudo ou pesquisa de mercado. Quando você aplica essa estratégia antes de começar a empreender, é como se você estivesse planejando a sua jornada de afiliado.

Pensando nisso, vamos considerar algumas das vantagens de realizar um estudo detalhado do mercado onde você pretende atuar como afiliado, e ver porque é importante realizar esta etapa para ter bons resultados.

Visão do público

A primeira vantagem que você tem ao realizar um estudo sobre o mercado onde pretende atuar, é a visão do público. As pessoas são o recurso mais valioso que um negócio de afiliado pode ter.

São as pessoas que vão impulsionar os seus resultados e te dar lucro. Sem pessoas interessadas no seu produto, ou no seu negócio de afiliado as suas chances de êxito são escassas.

Uma pesquisa de mercado pode te ajudar a entender qual é o público que consome os produtos que você está considerando como opção para atuar como afiliado. Conhecer o seu público te ajuda a se preparar para oferecer as coisas de forma atraente para eles.

Uma das vantagens de ter uma visão clara do público alvo de cada produto é entender quais são as melhores abordagens para alcançar essas pessoas.

Dentro do ambiente virtual, as pessoas têm identidades de consumo bem definidas, e você só consegue descobrir qual a identidade de consumo de cada pessoa, se estudar as tendências delas antes de começar a atuar.

Essa visão clara também pode te ajudar a entender qual o ambiente virtual adequado para montar a sua plataforma de afiliado. Sempre pensando em como alcançar mais pessoas.

Compreensão da Concorrência

A segunda vantagem de realizar um estudo preciso do mercado onde você pretende atuar, é ter uma compreensão mais exata da sua concorrência. Você precisa de informações a respeito dos concorrentes para escolher as melhores técnicas.

Conhecer os concorrentes também pode ser útil para te ajudar a entender como direcionar o seu negócio de afiliado. Os afiliados digitais que estão chegando ao mercado podem aprender muito observando outros afiliados mais experientes.

Se você analisar as plataformas de seus concorrentes pode anotar os pontos de destaque dessas plataformas, e as estratégias que você considera ineficientes, assim você consegue construir uma plataforma única para seu negócio.

A concorrência também pode ser um bom indicador da viabilidade de um nicho de atuação ou de um infoproduto específico. Imagine que você deseja saber se um produto está sendo bem vendido.

De acordo com os números da concorrência você pode entender se o produto é viável ou não, de maneira que essas informações a respeito dos concorrentes são na verdade vantagens a seu favor.

Os grandes afiliados podem ser comparados a tubarões, eles dominam o nicho de mercado deles como um tubarão domina um oceano. 

Então, se você é um peixinho no mercado de afiliados e está começando a se aventurar, é importante nunca perder os seus concorrentes de vista. Isso pode te ajudar a crescer e até a se tornar um dos tubarões dentro do mar de afiliados.

Escolhas precisas

Conforme destacamos, realizar um estudo de mercado pode te ajudar a ter uma visão mais clara do público, e pode ser útil para te ajudar a conhecer os seus concorrentes, mas essas duas vantagens juntas te ajudam a fazer escolhas precisas e conscientes.

Quando você analisa o mercado em busca de informações sobre o público e sobre os seus concorrentes, você consegue fazer as melhores escolhas para direcionar o seu negócio de afiliado, e essas escolhas envolvem: O seu produto, sua plataforma e suas estratégias.

Saber quais são as tendências do público em geral, te ajuda a escolher bem o produto que você deve representar como afiliado. Se o público costuma comprar produtos de um determinado nicho de mercado com mais frequência, é sinal que aquele nicho é lucrativo.

Conhecer os seus concorrentes pode te ajudar a decidir se é ou não viável entrar em um determinado nicho. Além disso, essas informações podem te ajudar a construir as melhores estratégias para vender os seus produtos de afiliado.

Vender como afiliado é de certa maneira parecido com uma pescaria. Se você já pescou, sabe que cada tipo de peixe depende de uma isca, da mesma maneira cada tipo de consumidor precisa de um produto diferente.

Estudar o mercado vai te ajudar a entender qual é a isca ideal para cada tipo de consumidor, e como você pode se preparar para conseguir captar o máximo de interessados.

Melhores Resultados 

Falando em captar o máximo número de interessados, vale lembrar também que o estudo de mercado te ajuda a ter os melhores resultados dentro do seu negócio de afiliado.

Usando a analogia da pesca, realizar um estudo de mercado é o mesmo que pescar usando uma rede. Enquanto as pessoas que não realizam este estudo conseguem resultados como se pescassem usando uma vara de pesca.

Por melhor que seja a vara, ela nunca vai conseguir capturar tantos peixes quanto uma rede. Por isso é importante realizar um estudo do mercado onde você está atuando. Essa é a chave para se destacar dentro desse negócio.

A maior parte das pessoas que trabalham como afiliados digitais, infelizmente não realizam um estudo do mercado antes de começar a atuar, e isso atrapalha muito o resultado de suas plataformas de vendas, e do negócio como um todo.

Como Fazer um Estudo de Mercado no Mercado de Afiliado

Agora você já entende quais são as vantagens de realizar um estudo de mercado, mas ainda precisa entender como você pode fazer isso de maneira eficiente. Então vamos considerar quatro passos fundamentais para realizar uma pesquisa de mercado.

Pesquisa de Nicho

Pesquisar o nicho é o mesmo que pesquisar uma das áreas de atuação dentro do mercado de afiliados, para te ajudar a compreender o que é um nicho, vamos dar alguns exemplos de nicho.

Entre os principais nichos de mercado dentro do marketing de afiliados estão: o nicho educacional, entretenimento, qualificação pessoal e qualificação profissional.

Dentro de cada nicho de mercado existem vários produtos. Assim, os nichos são as áreas temáticas de cada produto dentro do mercado. Dentro do nicho educacional, você encontra vários produtos, como: aulas de matemática, português, cursos preparatórios e muito mais.

Quando você pesquisa os nichos de mercado antes de começar a trabalhar, você consegue entender quais são os nichos mais amplos e com maior tendência de crescimento. Além disso, você consegue entender como as pessoas se relacionam com cada um dos nichos.

Esses grupos de mercado são importantes para te dar uma perspectiva das pessoas que podem se beneficiar de cada produto.

Pesquisa de Produto

A pesquisa de produto é fundamental para seu negócio de afiliado, afinal de contas, é a venda dos produtos que vai gerar renda para seu negócio. Pesquisar o produto envolve muito mais do que analisar o valor de comissão que é oferecido por ele.

Você precisa pesquisar outras questões a respeito dos produtos, como: Qual a utilidade dele? Como as pessoas se beneficiam? Que problemas esse produto resolve? Qual o diferencial do produto? Qual o público alvo?

Quando você considera essas perguntas a respeito do produto que você está avaliando, as suas chances de vender são bem maiores.

Entender o produto é a chave para entender o ritmo do negócio, se você pesquisar bem os produtos antes de começar a atuar, vai acabar descobrindo que o produto mais rentável nem sempre é aquele que oferece a melhor comissão.

Um dos maiores erros de quem começa a trabalhar como afiliado digital é escolher os produtos apenas com base na comissão, isso geralmente traz pouco resultado.

Quando pesquisar um produto, tente entender como você se relaciona com o produto e o que você faz para se destacar entre os concorrentes. 

Alguns dos maiores afiliados digitais escolhem os produtos de acordo com suas qualificações pessoais, essa é uma das melhores estratégias, mas para fazer isso é necessário pesquisar.

Pesquisa de Concorrência

Nós vimos que uma das vantagens de realizar um estudo de mercado é poder ter uma visão clara da concorrência dentro do mercado que você pretende atuar. O que não vimos foi como você pode realizar a pesquisa de concorrência.

A melhor maneira de pesquisar as características da sua concorrência é através de mecanismos de busca como o Google. Você pode usar expressões que se relacionam com o produto que você está avaliando e ver quantos resultados são exibidos.

Geralmente, os afiliados digitais usam estratégias para se destacar entre os resultados de pesquisa do Google. Então, ao pesquisar sobre o produto, você vai encontrar os principais concorrentes do seu negócio dentro do mercado.

Depois de identificar esses concorrentes, tente classificá-los de acordo com o destaque que eles recebem. Fazer uma lista de classificação pode te ajudar.

Com uma lista em mãos você pode começar a anotar os pontos fortes de cada um deles, e também as falhas mais evidentes que você conseguir identificar.

Pronto, agora você pode começar a se preparar para confrontar cada um deles, começando pelo que está na base de sua lista como sendo o mais vulnerável. Vencer um concorrente por vez é a melhor maneira de dominar o mercado.

Pesquisa de estratégias

Para te ajudar no seu objetivo de dominar o mercado de afiliados, a sua pesquisa de mercado precisa envolver as melhores estratégias a serem implantadas no seu negócio.

Se você pretende se tornar um dos maiores afiliados dentro do seu nicho de atuação, precisa entender que é necessário escolher as melhores estratégias para cada etapa do seu negócio de afiliado.

Ao longo da sua jornada como afiliado digital, você vai perceber que é importante aplicar mais de uma estratégia para conseguir se destacar. Então pesquise bem para identificar quais são as melhores técnicas para alcançar o seu público alvo.

Algumas estratégias podem envolver o uso de plataformas de vendas alternativas, como as redes sociais. 

Mas você só vai conseguir pesquisar quais as melhores estratégias para seu negócio de afiliado, se conhecer o seu nicho, conhecer o produto e conhecer sua concorrência. Cada uma das etapas de estudo precisa ser observada para te preparar para atuar.

Conseguiu perceber como é importante realizar um estudo de mercado dentro do marketing de afiliado? Espero que nosso artigo te ajude a realizar um estudo eficiente. Em caso de dúvidas basta comentar, e não esqueça de compartilhar este artigo com outros!

 

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.