Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Marketing de afiliados: um guia passo a passo para quem quer viver disso

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por Carlos Lourenço
em junho 24, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

O marketing de afiliados é uma das áreas do marketing digital que vem ganhando mais visibilidade e reconhecimento por parte das pessoas em geral. Este ramo de trabalho está se destacando pela sua organização e pelos resultados que oferece para quem trabalha.

Muitas pessoas estão começando a se interessar pelo mercado de afiliados e pelas oportunidades que este mercado oferece. Entretanto, muitos que começam a trabalhar no mercado de afiliados têm pouco ou nenhum conhecimento sobre a área.

Apesar de ser uma atividade extremamente vantajosa, o marketing de afiliados pode ser considerado como uma profissão, já que exige pessoas dedicadas e qualificadas para atuar neste mercado.

Sabendo disso, as pessoas que desejam obter resultados realmente vantajosos e surpreendentes no marketing para afiliados precisam se esforçar para obter o conhecimento necessário dentro deste ramo.

O conhecimento é importante para te ajudar a entender quais são as melhores estratégias a adotar e como elas vão impactar o seu negócio de afiliado. Outra coisa importante que deve guiar o profissional dentro desta área é a autonomia.

O afiliado digital precisa saber que ele é um profissional autônomo, ou seja, todo rendimento dele depende da forma como ele administra e organiza o produto de afiliado que possui.

Mesmo uma área que é rentável e prática para trabalhar depende de alguns conhecimentos básicos que vão te ajudar a se ambientar e até se destacar no seu trabalho. Pensando nisso, vamos apresentar um guia para quem quer viver dos rendimentos no marketing de afiliados.

Antes de começar a entender as principais estratégias desta área, vamos entender o que é o mercado de afiliados, conhecer uma das principais plataformas de vendas dentro deste mercado e entender alguns dos principais conceitos dentro deste ramo de trabalho.

O Que é Marketing Digital de Afiliados?

O marketing digital de afiliados é um dos ramos do marketing digital. Esta atividade engloba um conjunto de técnicas específicas e estratégias para promover a divulgação de um produto ou infoproduto com a ajuda de outras pessoas que trabalham como representantes.

O afiliado de produtos digitais tem um trabalho parecido com o de um representante comercial. Esse profissional precisa garantir que um produto ao que afiliou será vendido a fim de gerar renda para o produtor.

Este mercado é utilizado por produtores e infoprodutores que não possuem uma estrutura de divulgação própria e nem os recursos necessários para proporcionar a venda de seus produtos e infoprodutos.

Geralmente, quando uma pessoa decide começar a trabalhar com a produção de algum produto ou infoproduto, essa pessoa precisa investir grandes quantias de dinheiro para que sejam realizados estudos e planejamentos para a comercialização do produto.

Com o marketing digital de afiliados todo processo de planejamento e organização das estratégias fica mais prático e eficiente, tendo em vista que o trabalho é dividido com o afiliado que recebe um valor de comissão em troca do serviço que realiza.

O marketing digital de afiliados é uma forma de movimentar o mercado virtual de forma mais prática, eficiente e com custo menor. Esta é uma solução perfeita, tanto para produtores como para os afiliados digitais.

Quem entra neste mercado para trabalhar como afiliado geralmente contém autonomia para realizar o trabalho de acordo com as configurações da plataforma de afiliados onde está buscando produtos.

Cada plataforma de afiliado dentro do marketing digital de afiliados, tem uma estrutura própria e soluções únicas. Vamos entender como funciona uma das principais plataformas da atualidade.

Como Funciona o Marketing de Afiliados Hotmart?

Uma das principais plataformas dentro do marketing de afiliados é a Hotmart. Essa plataforma oferece oportunidade para as pessoas que desejam trazer seus negócios para a internet e aumentar a divulgação dos seus produtos.

A Hotmart permite que as pessoas realizem o cadastro com três objetivos: ofertar, comprar e vender produtos digitais. 

As pessoas que se cadastram para ofertar produtos são os infoprodutores. Esses indivíduos têm a responsabilidade de desenvolver, disponibilizar e dar suporte aos produtos que são vendidos através desta plataforma.

Os infoprodutores também são responsáveis por configurar a página do produto dentro da plataforma da Hotmart, e são eles que especificam as formas de pagamento que são aceitas e qual o valor da comissão que será oferecida aos afiliados dos seus produtos.

Na Hotmart você encontra produtos com valor de comissão de até 90% sobre o valor do produto. São comissões realmente altas e que podem fazer a diferença na vida dos afiliados.

Os afiliados são pessoas que se cadastram na plataforma para vender os produtos que são disponibilizados ali. Essas pessoas se comprometem em utilizar de todos os meios para conseguir vender os produtos e com isso ganhar as comissões sobre o valor do produto.

São os afiliados que realizam o trabalho de movimentação da estrutura dentro do mercado de afiliados. Esses profissionais precisam ter conhecimento sobre as melhores estratégias para viabilizar as vendas.

Por Onde Começar

Começar a trabalhar no marketing de afiliados não é nenhuma tarefa impossível ou com dificuldade extrema, mas é necessário seguir um passo a passo para ter sucesso dentro deste mercado.

Neste artigo vamos simplificar o trabalho para que você possa entender como se tornar um afiliado digital em quatro passos simples. Vale destacar que para se destacar no mercado de afiliados é importante aplicar cada um dos passos que serão apontados.

As pessoas que decidem trabalhar no mercado de afiliados muitas vezes enfrentam desafios em seu trabalho. Mas estes desafios surgem da falta de conhecimento e planejamento pessoal.

Assim como em qualquer outra área de trabalho, no marketing digital de afiliados os profissionais precisam ter o conhecimento mínimo para realizar suas atividades de maneira aceitável.

Quando as pessoas começam a trabalhar sem obter o conhecimento necessário elas podem acabar tendo problemas na administração dos seus negócios de afiliado. Então, vamos entender por onde começar e o que fazer para ter um negócio estável.

Pesquise o Mercado

O primeiro passo para começar a trabalhar no marketing de afiliados, é realizar uma pesquisa de mercado para conseguir compreender os principais aspectos dentro da área onde você pretende trabalhar.

O mercado de afiliados é gigantesco. Isso significa que existem diversos nichos de mercado onde as pessoas podem atuar. Cada nicho de mercado contém produtos específicos e atende a um determinado público.

Pesquisar o mercado envolve entender dois fatores importantes dentro do marketing digital de afiliados.

O primeiro fator que precisa de atenção é o nicho de mercado. Se você está pensando em escolher um nicho de mercado para atuar, tente identificar quais são as principais questões que envolvem o nicho escolhido.

Tente descobrir quem são as pessoas que são atendidas pelo nicho que você está analisando, e quais são as principais características dessas pessoas. Fazer isso é muito importante para garantir que você saiba como entrar no mercado.

Outro fator importante dentro do nicho de mercado é tentar identificar quem são os principais representantes dentro deste nicho, ou seja, quem são os afiliados que mais se destacam dentro da atividade que você pretende executar.

Identificar esses indivíduos é importante para garantir que você tenha condições de competir com eles dentro do mercado. Alguns afiliados se tornam verdadeiras autoridades dentro de um nicho, e você não quer ter que disputar com eles sem estar preparado.

Por isso, pesquisar o mercado é uma tarefa fundamental para quem deseja começar no marketing de afiliados. Você pode usar o Google e outras ferramentas de busca para conhecer os seus concorrentes e entender as técnicas que eles usam.

Escolha um Produto

Depois de pesquisar o mercado e o nicho onde você pretende atuar você pode escolher um produto para se afiliar. É importante destacar que não é recomendado escolher o produto tendo como motivador o valor da comissão.

Apesar de existirem produtos com valores de comissão altos, e consequentemente atraentes, não é recomendado aos afiliados escolherem apenas com base neste critério, já que a comissão é um fruto do seu trabalho.

Tente entender que você só irá receber a comissão se realizar um bom trabalho e conseguir vender o produto ou produtos que você está representando.

Uma boa maneira de escolher um produto é pensar em como você se relaciona com ele, e como você pode promover a divulgação deste produto para outras pessoas. Você só vai conseguir ter essa perspectiva depois de pesquisar o mercado e entender como ele funciona.

Os melhores afiliados geralmente são aqueles que conhecem alguma coisa a respeito do produto que estão oferecendo. Essas pessoas pensam em como seu conhecimento pessoal pode ajudar na divulgação de um determinado produto.

Se você quer se sair bem, pesquise o mercado antes de escolher o produto e pense nas suas qualificações pessoais. Caso você tenha formação dentro de um determinado nicho de mercado, estes produtos podem ser os mais indicados para você.

Mesmo que você não tenha formação em uma área, mas possui experiência ou afinidade com determinado nicho, é importante pesquisar produtos dentro deste nicho. Essa é uma forma de garantir que você tem uma vantagem sobre os seus concorrentes.

Defina seu Perfil de Afiliado

Depois de escolher um produto para atuar você vai precisar definir qual é o seu perfil de afiliado. Existem basicamente dois perfis de afiliado dentro do mercado: o afiliado autoridade e o afiliado árbitro.

É muito importante definir qual o seu perfil de afiliado para que você possa começar a montar a sua estrutura de trabalho dentro deste mercado.

O afiliado autoridade é aquele afiliado que fica conhecido como influencer dentro deste ramo de atuação. Geralmente este afiliado consegue dominar o mercado e obter resultados expressivos a longo prazo.

Geralmente esses afiliados conseguem explorar o gatilho mental da autoridade, de maneira que se tornam os principais vendedores dentro do nicho onde estão atuando, e com isso são capazes de influenciar até mesmo o trabalho de outros afiliados digitais.

Uma das características desses afiliados é que eles precisam se mostrar, ou se tornar populares para conseguir resultados, bem diferente do afiliado árbitro, que pode trabalhar sem ser conhecido.

O afiliado árbitro chama a atenção para o produto que está vendendo, e costuma investir em ações estratégicas de divulgação para conseguir realizar as vendas de seu produto de afiliado.

Essa modalidade de trabalho geralmente é preferida por pessoas que não gostam de se expor publicamente e que preferem um trabalho mais técnico. Além disso, o afiliado árbitro costuma ter resultados mais expressivos a curto prazo.

Definir o seu perfil de afiliado é importante para que você possa desenvolver uma estrutura de trabalho compatível com o seu perfil e ideal para seu trabalho.

Monte sua Estrutura de Vendas

Após definir qual o perfil de afiliado que mais combina com você, vai ser necessário desenvolver uma estrutura de vendas. Uma das características mais formidáveis do marketing de afiliados é a variedade de formas para trabalhar.

Os afiliados digitais precisam de uma plataforma para viabilizar as suas vendas. Depois de se cadastrar em uma plataforma de afiliados como a Hotmart e Monetizze, e depois de se afiliar a um produto, você receberá um link de afiliado ao produto.

É este link que vai possibilitar que você venda e ganhe dinheiro com o produto que está oferecendo. Você pode montar sua estrutura de vendas utilizando este link em praticamente qualquer plataforma.

Boa parte dos afiliados costuma usar como plataforma de vendas, os sites e blogs. Essas duas plataformas são muito populares entre afiliados digitais, entretanto não são as únicas plataformas onde você pode vender.

Com o marketing de afiliados você pode trabalhar até mesmo em uma rede social, e montar a sua estrutura de vendas.

O importante é se certificar de criar uma plataforma eficiente, prática, bem organizada e otimizada para diversos dispositivos. A sua plataforma de vendas costuma ser o carro forte do seu negócio de afiliados.

Se você decidir usar um perfil comercial dentro de uma rede social, pode usar as ferramentas de monitoramento de tráfego para entender quais são os ajustes que devem ser feitos no seu negócio de afiliado digital.

Espero que nosso passo a passo para trabalhar e viver do marketing de afiliados tenha sido útil para te ajudar a entender quais são os passos necessários para ter estabilidade dentro desse mercado. Em caso de dúvidas basta deixar nos comentários e não deixe de compartilhar!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.