Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Como o inbound marketing pode te ajudar na sua estratégia de marketing de afiliados

Tempo de leitura: 15 min

Escrito por Carlos Lourenço
em junho 28, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Traçar boas estratégias de marketing para seu negócio de afiliado pode exigir constante inovação, pesquisa e adaptação do seu negócio, mas é possível utilizar uma estratégia que engloba todo o necessário. O inbound marketing!

O marketing digital contém diversas áreas de atuação e cada uma dessas áreas conta com suas próprias estratégias para convencer as pessoas e divulgar os produtos. O marketing de afiliado é uma das áreas do marketing digital que tem autonomia para explorar outras estratégias.

E isso é uma boa notícia já que atrair clientes para realizar suas vendas online é um processo complexo na maioria das vezes. O trabalho do afiliado digital envolve encontrar soluções de divulgação que utilizem todas as estratégias de marketing possíveis.

O inbound marketing é uma das estratégias mais completas para quem trabalha no mercado de afiliados e representa uma inovação quando comparada a estratégia de marketing tradicional.

A eficácia no método inbound é tão grande que muitas pessoas estão começando a utilizar este método para impulsionar as vendas e melhorar os resultados dos seus negócios de afiliados.

Vamos entender como funciona o marketing no formato inbound, e quais são as suas vantagens quando o método é comparado a outras estratégias isoladas. Antes disso, vamos descobrir o que é o método inbound.

O Que é Inbound Marketing

O inbound marketing, ou marketing de atração como é popularmente conhecido, é uma das técnicas de marketing mais eficientes que existem. Esta estratégia se destaca do marketing tradicional por não envolver a busca pelo cliente, mas sim a atração.

A abordagem do marketing tradicional também trabalha com a atração dos consumidores, entretanto, ela dá mais ênfase à busca destes consumidores, enquanto o método inbound prioriza a atração do consumidor.

Este método tem esta característica por uma razão simples, quando o consumidor é atraído para seu negócio de afiliado, ele com certeza está mais disposto a interagir de forma positiva com seu produto.

Os clientes que são atraídos por esta estratégia geralmente causam um impacto maior nas vendas, pois estão inclinados a comprar o produto. Diferente das campanhas de marketing tradicionais que só abordam o consumidor.

Usar esta estratégia de marketing pode ajudar muito a tornar o seu negócio de afiliado mais eficiente e rentável, sem mencionar que o inbound marketing geralmente costuma ser mais barato do que outras estratégias de marketing mais tradicionais.

O marketing de atração está aos poucos ganhando espaço em diversos setores comerciais. Isso acontece porque qualquer pessoa que utiliza a internet pode ser atraída desde que utilize a estratégia correta.

Uma das premissas do inbound marketing é que os consumidores podem ser convencidos a comprar desde que você use a abordagem correta. 

É verdade que cada consumidor tem uma personalidade própria, e por conta disso é difícil encontrar a maneira de atrair esses consumidores, mas dentro de um público alvo os consumidores têm objetivos similares, então você pode usar estes objetivos para atrair os consumidores.

No geral, o inbound marketing atua para fazer com que o seu produto de afiliado se torne atraente para cada um dos consumidores que fazem parte do público alvo da sua campanha de divulgação.

Para isso, o marketing de atração utiliza diversas estratégias para garantir que você possa tornar o seu produto atraente para as pessoas que fazem parte do seu público alvo. Nós vamos conhecer quais são as técnicas utilizadas para atrair os consumidores.

Todo usuário da internet que tenha capacidade civil para negociar e comprar produtos é um cliente em potencial. Levando isso em consideração, você tem um público gigantesco aguardando as suas estratégias para comprar o seu produto.

O marketing de atração é perfeito para atrair visitantes e converter esses visitantes em leads, os visitantes convertidos podem ser indicadores da qualidade da estratégia que você adaptou à sua plataforma de vendas como afiliado.

Leva um tempo até que você consiga nivelar todas as técnicas de atração para que elas funcionem de forma coordenada e possam aumentar a eficiência do seu negócio de afiliado.

De antemão é importante destacar que o marketing de atração é uma das estratégias de marketing que podem ajudar a seu negócio de afiliado a se estabelecer de forma permanente, construindo uma identidade popular dentro do mercado de afiliados.

Todavia, para que esta estratégia funcione é necessário dar tempo para que as pessoas comecem a se acostumar com a sua abordagem, e ainda mais importante, é necessário dar tempo para que você se adapte às técnicas do marketing de atração.

Não tente implantar as soluções de inbound marketing de forma rápida e sem planejamento. Esse tipo de procedimento não resulta em números favoráveis e nem ajuda a sua empresa a se desenvolver.

Para aplicar esta estratégia é necessário ter disciplina e paciência. Esta é a única maneira de conseguir bons resultados no trabalho de afiliado de forma duradoura e com estabilidade.

Agora vamos entender como aplicar o marketing de atração no seu negócio de afiliado. Vamos dividir a estratégia em alguns passos específicos, cada passo vai trazer uma consequência para o seu negócio e vai te ajudar a melhorar seus resultados.

É importante que essas técnicas sejam aplicadas de forma coletiva, afinal de contas o marketing de atração é um agrupamento de todas essas técnicas juntas.

Como fazer Inbound Marketing 

Conforme destacado anteriormente, o inbound marketing é na verdade um conjunto de estratégias com a capacidade de atrair pessoas interessadas para seu negócio de afiliado. Por ser um conjunto, cada uma das técnicas que fazem parte deste conjunto deve ser aplicada.

As técnicas que compõem o marketing de atração são eficientes de forma isolada, mas para aproveitar todo o potencial deste modelo de marketing você não pode se satisfazer com apenas uma das estratégias.

Produção de conteúdo

Para atrair as pessoas para seu negócio de afiliado a primeira das técnicas que você deve utilizar é a produção de conteúdo. Se você ainda não costuma produzir conteúdo para sua plataforma de vendas como afiliado provavelmente não conhece o valor desta estratégia.

Em termos simples, o conteúdo dá às pessoas uma razão para visitar a sua plataforma de vendas. O marketing que estamos analisando é conhecido como marketing de atração e a razão para isso é simples, você deve atrair as pessoas pelo conteúdo.

O conteúdo vai fazer com que as pessoas enxerguem o seu negócio de afiliado como um ambiente confiável e interessante para elas trafegarem. 

Geralmente as pessoas não acessam a internet pensando em gastar dinheiro, elas só fazem isso se acharem que é necessário.

Produzir conteúdo é uma forma eficiente de chamar a atenção das pessoas e as convencer da utilidade do produto ou infoproduto que você está oferecendo. Isso ajuda a preparar o terreno para as vendas.

Mesmo as pessoas que são atraídas para sua plataforma sem a intenção de comprar, podem aos poucos se convencer que comprar o seu produto de afiliado é a melhor solução para elas.

O conteúdo produzido na sua plataforma de vendas pode ser muito poderoso para preparar as pessoas que visitam a sua página.

Outra característica do marketing de atração é que ele constrói a sua influência com o poder do marketing de relacionamento, isso significa que você precisa se relacionar com as pessoas através do conteúdo que é produzido.

Todo relacionamento é fruto de um processo de troca. Você precisa dar atenção para receber confiança.

Acredite ou não, mas a confiança é um dos recursos mais valiosos para quem trabalha no marketing de afiliados. O consumidor virtual é bem diferente dos consumidores tradicionais.

Essas pessoas estão acostumadas a exigir qualidade e entendem quais são as coisas que precisam para se sentir satisfeitas, bem diferente dos consumidores tradicionais que geralmente se preocupam com preço e acessibilidade.

Os consumidores virtuais são mais exigentes pois eles têm mais acesso à informação. Então, eles usam essas informações para decidir quais são as suas melhores opções, felizmente você pode ser a fonte de informação que estes consumidores procuram.

Se você assumir o compromisso de manter os visitantes de sua plataforma informados, esses visitantes podem se tornar leads, e posteriormente podem comprar o produto que você está oferecendo.

Desta maneira, dá pra ver que produzir conteúdo para seu negócio de afiliado pode ser benéfico de pelo menos duas maneiras. Tanto para atrair visitantes, como para conquistar a confiança desses visitantes e os converter em leads.

Uso de SEO

A segunda estratégia que faz parte do marketing de atração e possui muito valor para favorecer o trabalho de afiliados digitais é o uso de SEO. Se você está vendo esta expressão pela primeira vez, nós vamos te ajudar a entender qual o significado do termo.

SEO é uma sigla para Search Engines Optimization, ou seja, otimização dos mecanismos de busca. Essa é uma das melhores estratégias para quem deseja divulgar uma marca, produto ou infoproduto de forma eficiente e até gratuita.

Os maiores afiliados digitais geralmente são pessoas que dominam o uso desta estratégia, e por isso conseguem vender mais do que os seus concorrentes.

A otimização dos mecanismos de busca é indispensável para quem deseja trabalhar com marketing de atração, principalmente quando consideramos que boa parte do poder de atração está no uso desta técnica.

Já destacamos como o conteúdo é importante para fazer com que as pessoas visitem a sua página de vendas na internet, mas o que não destacamos é como o SEO pode ampliar a eficiência do conteúdo que você produz.

Para utilizar o SEO você precisa conhecer as pessoas que fazem parte do seu público alvo.

Conhecer essas pessoas não é uma tarefa fácil, felizmente existem algumas ferramentas que podem facilitar o seu trabalho, como o Google Trends e o Google Keyword Planner.

Essas ferramentas servem para te ajudar e encontrar palavras-chave. Essas palavras-chave são um indicativo de como as pessoas estão buscando pelo produto que você está oferecendo

Você pode usar essas palavras para direcionar o seu processo de produção de conteúdo, assim você vai ser capaz de oferecer para as pessoas exatamente o que elas precisam e o que elas estão procurando.

Outra vantagem do SEO é que o uso dessas palavras-chave pode fazer com que a sua página de vendas, ou a plataforma onde você produz conteúdo passe a se destacar para as pessoas que fazem parte do público alvo.

Os mecanismos de busca como Google, Bing, Youtube e outros, geralmente utilizam motores de busca que localizam palavras-chave. Desta maneira, quando você produz conteúdo usando palavras-chave esses sites exibem o seu conteúdo como prioridade.

Em outras palavras, o uso de SEO influencia diretamente o posicionamento da sua página nos resultados de pesquisa que são feitas através destas plataformas. 

Como consequência, as pessoas conseguem encontrar o seu conteúdo e o seu produto de afiliado com mais facilidade do que o produto dos concorrentes, quanto melhor for a sua estratégia de SEO melhor vai ser o posicionamento da sua página nos resultados.

Uso de Gatilhos Mentais

Outra estratégia importante do inbound marketing e que pode ser aplicada na sua produção de conteúdo é o uso de gatilhos mentais para ajudar as pessoas a escolherem o produto que você está oferecendo.

É verdade que todas as estratégias que apresentamos até agora também envolvem o uso de gatilhos mentais de forma indireta, mas usar gatilhos mentais de forma direta é uma maneira ainda mais eficiente de atrair as pessoas e vender o seu produto de afiliado.

Os gatilhos mentais são recursos utilizados por nosso cérebro para facilitar o processo decisivo, esses recursos tornam o nosso raciocínio mais rápido e assertivo, e o melhor é que eles podem ser usados para tornar o processo de vendas mais eficiente.

O marketing de atração utiliza os gatilhos mentais para trabalhar as decisões dos consumidores e favorecer a uma jornada do cliente mais eficaz do que uma jornada sem planejamento.

Para que nós possamos tomar boas decisões a nossa mente utiliza basicamente duas formas de raciocínio: o raciocínio lógico e o raciocínio intuitivo. As pessoas que compram pela internet geralmente utilizam muito o raciocínio lógico.

Este tipo de raciocínio também pode ser associado a gatilhos mentais. O raciocínio lógico costuma responder ao gatilho mental da autoridade e ao gatilho mental da confiança. Esses dois gatilhos podem ser usados para conduzir os seus leads para a venda.

Aplicar estes gatilhos mentais não é tão simples como parece. A autoridade é um gatilho mental que precisa de tempo para ser construída, assim como a confiança, mas a melhor maneira de fazer isso é por produzir conteúdo de forma regular.

Uma das maneiras de ganhar a confiança das pessoas que compõem o seu público alvo, é por sempre produzir conteúdo relevante associado ao seu produto de afiliado. Mas você talvez se pergunte, o que é conteúdo relevante?

O conteúdo relevante é aquele que serve para auxiliar a vida do consumidor de alguma maneira. Este tipo de conteúdo geralmente traz benefícios para as pessoas que têm acesso a ele.

Para dar um exemplo de como você pode produzir conteúdo relevante, vamos te mostrar uma forma de fazer isso.

Todo produto ou infoproduto que é comercializado serve para solucionar algum tipo de problema. O problema pode ser desde o tédio, até a necessidade de aprendizado. Sabendo disso, você pode dar dicas de como solucionar o problema das pessoas.

O seu conteúdo vai fazer com que as pessoas sintam que podem confiar em você, e que as soluções que você está apresentando são viáveis e efetivas. Mas tome cuidado, as soluções que você deve apresentar no seu conteúdo devem ser parciais.

Destaque que a solução completa para os problemas das pessoas está no produto ou infoproduto que você está oferecendo, assim, você conquista a confiança das pessoas e direciona o interesse delas para o seu produto de afiliado.

Usar uma Isca Digital

Outra estratégia do inbound marketing é o uso de iscas digitais. Essas iscas, como o nome já sugere, tem como objetivo fazer com que as pessoas sejam capturadas pelo seu negócio de afiliado.

As iscas digitais são excelentes ferramentas para conseguir leads, e esses leads são recursos preciosos para seu negócio de afiliado. O lead é a pessoa que visita sua página e por interesse próprio realiza alguma ação de cadastro na sua plataforma.

Essas pessoas geralmente são as mais propensas a comprar o produto que você está oferecendo na sua plataforma de vendas como afiliado, mas para motivar essas pessoas a realizar algum tipo de cadastro é necessário usar uma isca digital.

É a isca digital que vai fazer com que as pessoas se tornem leads para seu negócio de afiliado. As iscas digitais geralmente são ofertas de recursos gratuitos que você faz para essas pessoas.

Alguns exemplos de iscas digitais são: Ebooks gratuitos, Webinars, Video aulas e outros conteúdos criados para fazer com que as pessoas se relacionem com o seu negócio de afiliado.

Uma forma de usar essas iscas é oferecer às pessoas este tipo de conteúdo exclusivo, mas solicitar uma informação pessoal da pessoa para que você possa disponibilizar o conteúdo, como: email ou telefone.

Essas informações que você configura, são informações que vão te ajudar a manter um contato com a pessoa para continuar enviando o seu conteúdo para elas e trabalhar o interesse dessas pessoas.

As iscas digitais fazem parte da essência do marketing de atração, já que elas motivam as pessoas a se relacionarem com o seu negócio de afiliado de forma voluntária e por interesse próprio.

Você pode continuar se relacionando com as pessoas através dos endereços eletrônicos informados, como o telefone e o e-mail. São excelentes maneiras de educar as pessoas de forma regular a sentir a importância do seu produto de afiliado.

Funil inbound marketing

Se você aplicar as sugestões que foram apresentadas ao longo deste artigo você vai montar uma jornada para os clientes do seu negócio de afiliado. A jornada do cliente é muito importante para garantir resultados a médio e longo prazo.

Essa jornada envolve todas as etapas do relacionamento do cliente com o seu produto de afiliado, mesmo antes do primeiro contato com a sua plataforma de vendas dentro desse mercado.

Quando você produz conteúdo você está começando a construir uma presença virtual, essa presença virtual é uma das primeiras maneiras de interagir com os consumidores que fazem parte do seu público alvo.

Ao utilizar as estratégias de SEO você está tornando a sua presença visível para essas pessoas, de maneira que é como se você estivesse apresentando o seu negócio para as pessoas e convidando elas para ter o primeiro contato com você.

O SEO faz grande parte do trabalho na jornada do seu cliente, já que ele vai ser responsável por direcionar pessoas para sua landing page, e também vai ajudar muitas pessoas a serem convertidas em leads.

Os gatilhos mentais vão te ajudar a ter mais precisão no processo de conversão e até no processo de decisão de compra, e a isca digital vai te dar um processo projetado para a conversão dos visitantes em leads.

Usando essas estratégias a sua jornada do cliente está praticamente montada, você só precisa desenvolver um funil de vendas para melhorar o seu relacionamento com cada persona de acordo com a fase da jornada em que o indivíduo está.

O funil no marketing de atração vai te ajudar a oferecer um tratamento personalizado para cada um dos clientes do seu negócio de afiliado, mesmo antes desses clientes serem convertidos em leads.

Usando um funil você é capaz de produzir conteúdo personalizado para cada pessoa e assim trabalhar o interesse dos clientes de forma mais eficiente.

Geralmente o funil se divide em três partes: topo do funil, meio do funil e base do funil. No topo do funil estão as pessoas que visitaram a sua plataforma de vendas pela primeira vez, geralmente o número de pessoas que visita sua plataforma é maior que o número de leads.

No meio do funil estarão os leads recém convertidos. Estes leads não estão prontos para comprar, mas eles precisam interagir com conteúdo diferente do conteúdo que é oferecido no topo do funil, este conteúdo pode ser sua isca digital.

Na base do funil estão os leads que estão prontos para comprar o seu produto de afiliado. Se você utilizar o marketing de atração, a diferença entre as pessoas no topo do funil e as pessoas na base será uma diferença irrisória, e com isso seu negócio vai prosperar.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender como o inbound marketing pode te ajudar na sua estratégia de marketing de afiliado. Se gostou do artigo compartilhe com outros!

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.