Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

Marketing digital para iniciantes

Tempo de leitura: 13 min

Escrito por Fábio Vasconcelos
em junho 19, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Uma das maiores áreas para trabalho na internet é o marketing digital. Mas infelizmente, muitas pessoas que sonham em trabalhar através da internet não sabem como começar, então vamos te apresentar um guia rápido de marketing digital para iniciantes.

A evolução tecnológica fez da internet uma das principais ferramentas de comunicação, ela alcança a uma quantidade de pessoas que poucos meios são capazes de alcançar. Por conta dessa capacidade a internet está se tornando uma das principais ferramentas de trabalho.

Mas trabalhar na internet não é um sonho tão distante quanto no passado, e nem exige grandes qualificações para que uma pessoa possa interagir com essa ferramenta. 

Uma área que está em constante crescimento e tem as melhores oportunidades é o marketing digital. O marketing digital representa um conjunto de atividades usadas para promover campanhas de divulgação através da internet.

Existem muitas modalidades de marketing digital, mas boa parte dessas modalidades exige uma qualificação técnica e conhecimento específico na área, por isso é difícil para pessoas que estão começando a trabalhar com esse serviço encontrar um espaço.

Felizmente, o marketing digital é um gênero de trabalho onde existem várias espécies de serviço, incluindo o marketing de afiliados. O marketing de afiliados é a melhor opção de marketing digital para iniciantes.

Mas mesmo essa área de trabalho tão vantajosa possui seus desafios que só podem ser enfrentados com as dicas certas, e por essa razão é importante se familiarizar com a área antes de começar a atuar.

Por Que Trabalhar com Marketing Digital?

O marketing digital oferece às pessoas a liberdade de trabalhar em qualquer lugar que desejam e obter uma fonte de renda saudável e sustentável. Quem pensa em alcançar a liberdade financeira e a independência pode usar esse tipo de trabalho para vencer.

O marketing digital, e mais especificamente o marketing de afiliados, costuma ser uma forma de trabalho muito eficiente e autônoma. Pessoas que desejam ser donas de um empreendimento podem encontrar nesse trabalho o necessário para realizar seus sonhos.

Muitos afiliados digitais conseguem transformar a vida econômica com as ações corretas, e se você está pensando em trabalhar com marketing digital, o marketing e afiliados pode ser uma excelente opção para você.

Dentre as vantagens deste tipo de marketing, está o fato de não ser necessário fazer investimento financeiro para trabalhar. É evidente que assim como em qualquer outro trabalho, esta atividade demanda tempo e esforço, mas os resultados são satisfatórios.

Mas saber como começar no marketing digital do zero, precisa entender que existem algumas etapas importantes que devem guiar a sua jornada neste tipo de trabalho. Ao longo deste artigo vamos considerar as principais estratégias de marketing digital.

Para te ajudar a entender e começar a trabalhar com essa atividade vamos ver também algumas dicas marketing digital e principalmente dicas no marketing de afiliados.

Esta atividade exige alguns conhecimentos teóricos a respeito do mercado, produto e consumidores, então vamos te apresentar o básico para que você possa se ambientar e começar a trabalhar.

Termos Comuns Dentro do Marketing Digital

O primeiro passo para te ajudar a compreender como funciona o marketing digital é te ajudar a entender o que as pessoas estão falando ao usar algumas expressões comuns dentro desta atividade de marketing.

Para simplificar o marketing digital para iniciantes, vamos apresentar apenas algumas das principais expressões. Por conta da quantidade de termos técnicos é impossível apresentar todos.

Mercado de Afiliado

Essa expressão é utilizada para se referir ao sistema de trabalho onde as pessoas vendem produtos em troca de comissões.

O marketing de afiliados é uma modalidade do marketing digital onde você pode trabalhar com vendas na internet sem precisar investir.

Neste ramo de marketing é necessário escolher um nicho para atuar e um produto para representar. Existem sites de venda que permitem que as pessoas se cadastrem como afiliado, como: Hotmart, Monetizze e Eduzz.

Esses sites permitem que as pessoas se cadastrem a produtos para oferecer esses produtos por conta própria e como resultado recebem uma comissão estabelecida pelo criador do produto. Essa comissão é paga a cada venda. 

Infoproduto

O termo infoproduto é usado frequentemente dentro do marketing de afiliados, já que é usado para se referir a produtos que são desenvolvidos em plataformas eletrônicas e para o uso em ambientes virtuais.

Esses produtos podem ser: Cursos, livros, aulas, Jogos e todo tipo de produto virtual que é comercializado através do marketing de afiliados.

Tráfego

O tráfego é um dos pontos mais importantes dentro do marketing de afiliados. Ele representa o número de pessoas que visitam a sua página de vendas na internet.

Este número é importante para definir qual é o alcance das suas estratégias de vendas.

O tráfego pode ser estimulado através de duas estratégias diferentes, que são: Tráfego pago e tráfego orgânico.

O tráfego pago é gerado através de campanhas de publicidade online com veiculação de anúncios, ou seja, você paga para que outras pessoas vejam anúncios e visitem o seu site de vendas.

Landing Page

Esta expressão é usada para se referir à página principal do seu site de vendas. A Landing Page, é uma página de recepção de visitantes. Ela precisa ser configurada para prender a atenção e cultivar o interesse das pessoas que acessam o seu site.

Um dos principais objetivos da Landing Page é converter visitantes, o que nos leva à próxima expressão do marketing digital para iniciantes.

Conversão

Qualquer pessoa que deseja entender o marketing digital para iniciantes, precisa saber o que significa a expressão “conversão”. A conversão ocorre quando um visitante chega a sua Landing Page, e interage de forma positiva com ela.

Essa interação precisa resultar em frutos para você. Uma conversão não é uma venda, mas pode se tornar, já que os frutos que você recebe geralmente são informações para trabalhar o interesse do lead recém convertido.

Lead

O Lead é o visitante que interagiu com sua página e compartilhou alguma informação pessoal, de maneira que passa a ser um cliente em potencial para sua plataforma e para que você possa realizar uma venda.

Geralmente os leads não estão prontos para comprar o infoproduto ou produto que você está oferecendo na sua plataforma de afiliados, mas eles podem ser qualificados com o passar do tempo para comprar.

Vamos conhecer algumas dicas de como trabalhar o interesse dos leads para transformá-los em clientes.

Jornada do cliente

A jornada do cliente é um conjunto de informações que identificam o caminho trilhado pelos consumidores até realizar a compra em seu negócio de afiliado. Essa jornada é importante para identificar as falhas nas estratégias que você adota.

Mapear a jornada do cliente de sua plataforma de vendas é uma excelente maneira de melhorar os resultados e reduzir os erros do site de vendas, e o melhor é que a jornada do cliente também pode ser usada para desenvolver um funil de vendas.

Funil de Vendas

O Funil de vendas é uma ferramenta desenvolvida com base na jornada do cliente. Ele serve para te ajudar a acompanhar o crescimento dos visitantes e tornar a conversão mais eficiente e regular.

O funil é usado para estabelecer as etapas onde os clientes estão. Geralmente este funil é dividido em três partes: topo do funil, meio do funil e base do funil. No topo do funil você encontra os visitantes do seu site.

Os visitantes são as pessoas que ainda não passaram pela conversão. Então, para converter essas pessoas você precisa de estratégias específicas, que são diferentes da abordagem que você tem com os leads.

No meio do funil você encontra os leads, e para ajudar esses indivíduos a se tornarem clientes é necessário dar atendimento especial a esses consumidores até que estejam prontos para comprar.

Na base do funil você encontra as pessoas interessadas em comprar o seu produto, são os leads que já foram qualificados por meio de informações e publicidade direcionada.

SEO

Este termo é usado para se referir a uma das principais estratégias dentro do marketing de afiliados, e que representa uma excelente ferramenta no marketing digital para iniciantes.

O termo SEO é na verdade uma sigla para “Search Engines Optimization”, ou seja, “Otimização dos mecanismos de busca”. Trata-se de um conjunto de estratégias que tem por objetivo utilizar os mecanismos de busca como o Google para veicular o seu site de vendas.

Esta técnica é excelente para conseguir visitantes para o seu site de vendas, principalmente visitantes interessados que se tornam ótimos leads, e posteriormente resultam em mais vendas para seu negócio

Link Building

A última expressão do nosso guia de marketing digital para iniciantes é o termo “Link building”. Esta expressão se refere à estratégia de colocar links de artigos diferentes dentro de outros artigos.

Isso serve para aproveitar o tráfego que um artigo está gerando, e direcionar o tráfego para uma outra página que está com pouco ou nenhum tráfego. É uma excelente maneira de ajudar a melhorar a visitação dos sites.

Fazer isso costuma deixar as plataformas de vendas no ambiente digital mais eficientes. Então é muito comum encontrar links dentro de outros textos.

Agora que você já conhece as principais expressões no nosso guia de marketing digital para iniciantes, vamos te dar algumas dicas de como começar no marketing digital através do marketing de afiliados

Como Começar no Marketing Digital com Marketing de Afiliados

Agora você já tem o conhecimento básico para entender as estratégias que são aplicadas no marketing digital. Então, vamos entender como você pode começar a trabalhar com marketing de afiliados em alguns passos básicos.

Escolha um Nicho de Atuação

Para começar a trabalhar com marketing digital dentro do marketing de afiliados é importante escolher um nicho de mercado para atuar. 

O marketing de afiliados é considerado por muitos como o melhor campo do marketing digital para iniciantes, e isso acontece porque é uma das maiores áreas de trabalho dentro do marketing digital e contém diversos nichos para atuação.

Para escolher um nicho de mercado é necessário realizar uma pesquisa regular e descobrir qual é a área que está mais adequada para seu perfil pessoal. Não é interessante escolher o ramo de atuação com base em fatores como remuneração e comissão.

Escolher nichos pensando no valor da comissão pode ser totalmente inadequado para quem deseja trabalhar no marketing de afiliado, já que muitas vezes os nichos dependem de conhecimento dentro da área para poder atuar.

A melhor maneira de escolher um nicho é pensar no público que ele deseja alcançar e nas suas qualificações pessoais. É verdade que existem vários tipos de curso de marketing digital para iniciantes, mas você pode começar a trabalhar com suas qualificações pessoais.

Se você tem familiaridade e conhecimento com produtos dentro de um nicho específico, você pode começar a atuar neste nicho onde você tem vantagem. Outra estratégia é escolher nichos com produtos variados, isso ajuda a combater a concorrência.

Escolha um Produto

Escolher o produto é outra etapa importante do trabalho dentro do marketing de afiliados. Muitas pessoas que não conhecem as estratégias de marketing digital para iniciantes costumam escolher os produtos levando em consideração o valor da comissão.

Essa não é a melhor das estratégias, tendo em vista que se você escolhe um produto desconhecido, você vai ter dificuldade em destacar as características deste produto para as pessoas.

Então, antes de escolher um produto para começar a atuar dentro do marketing de afiliados é importante conhecer cada um dos produtos dentro do nicho que você escolheu para atuar.

É sempre bom ter mais de um produto entre os candidatos, se você separar alguns produtos como sendo adequados e posteriormente classificar as vantagens deles, sua decisão pode ficar mais prática e coerente.

Tente entender como as pessoas vão se relacionar com o produto que você vai oferecer, e como você pode oferecer esse produto para as pessoas e apontar a utilidade deles. Os produtos dentro do marketing de afiliados geralmente oferecem soluções para as pessoas.

Sabendo disso, você deve identificar quais são as pessoas que dependem do produto que você está pesquisando e como essas pessoas procuram pelas soluções. 

Vale destacar que o marketing de afiliados permite que você trabalhe através de vários tipos de plataforma digital. Você deve escolher a melhor plataforma para alcançar as pessoas que vão utilizar o produto que você está oferecendo.

Desenvolva um Site

Uma das plataformas mais eficientes para alcançar pessoas através do marketing de afiliados são os sites. Os sites conseguem alcançar pessoas em diversos outros ambientes virtuais e podem ser muito úteis para desenvolver uma Landing Page eficiente.

No seu site você pode desenvolver todas as estratégias que o marketing de afiliado permite, a fim de conseguir vender o produto que você escolheu para representar no seu negócio de afiliado.

Desenvolver um site de vendas é uma estratégia muito comum entre as pessoas que atuam no marketing de afiliados. Principalmente porque este tipo de plataforma é capaz de atrair as pessoas e passar confiança para elas.

Outra vantagem dos sites é que você pode acompanhar as métricas da plataforma, que são os dados referentes ao tráfego e o número de conversões que o seu site está conseguindo fazer, assim você tem mais controle sobre as estratégias que deve aplicar em seu negócio.

Os sites podem usar várias ferramentas para atrair tráfego e podem ser muito práticos para viabilizar a venda dos infoprodutos.

Vale destacar também que afiliados que trabalham com sites para vendas podem conseguir alcançar clientes em outras plataformas e ambientes virtuais, como é o caso das redes sociais(facebook, instagram, youtube).

Geralmente sites de vendas novos sofrem com a falta de tráfego, mas existe uma solução muito prática para solucionar este problema, e o melhor, esta solução pode ser gratuita. Vamos entender como você pode começar a gerar tráfego orgânico para seu site.

Utilize SEO

A última dica de marketing digital para iniciantes é a aplicação de estratégias de SEO na sua plataforma de vendas. Você já sabe o que significa o termo SEO, o que você ainda não sabe é como essa técnica funciona.

Existem várias estratégias de SEO que podem ser aplicadas para te ajudar a conseguir melhorar o tráfego da sua plataforma de vendas e os índices de conversão, mas vamos conhecer apenas uma das técnicas mais eficientes que é a produção de conteúdo.

Uma das melhores maneiras de conseguir atrair pessoas para seu site de vendas no marketing de afiliados é através da produção de conteúdo informativo de qualidade. As pessoas estão sempre em busca de respostas na internet.

Sabendo disso, você pode oferecer conteúdo que explique como resolver problemas que se relacionam com o produto que você está oferecendo. Esse conteúdo pode ser disponibilizado na sua Landing Page.

Além disso, à medida que as pessoas se relacionarem com sua plataforma de vendas você pode oferecer conteúdo exclusivo em troca de informações. 

Uma forma de fazer isso é oferecer um conteúdo de brinde em troca do e-mail do visitante, é assim que você consegue um lead para seu negócio de afiliado.

Para finalizar vamos te dar uma dica de brinde. Não esqueça de utilizar palavras chave para produzir conteúdo. As palavras chave são as expressões que as pessoas usam para encontrar o seu produto na internet.

Espero que nosso artigo sobre marketing digital para iniciantes tenha sido útil e te ajude a começar a atuar através do marketing de afiliados. Em caso de dúvidas basta deixar nos comentários, e não esqueça de compartilhar este artigo com outros!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.