Conhece as melhores ferramentas para afiliados

Saber Mais


	

É necessário ter conhecimento de marketing estratégico para trabalhar online?

Tempo de leitura: 13 min

Escrito por Carlos Lourenço
em junho 18, 2021

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Muitas pessoas que desejam trabalhar online desistem da ideia muito antes de iniciar um projeto, tudo por conta da insegurança e do medo de usar marketing estratégico e outras técnicas de divulgação, mas neste artigo vamos compreender melhor o que é este marketing.

A internet pode ser um ambiente de trabalho surpreendente para quem decide investir nessa plataforma, principalmente para quem inicia uma carreira no marketing de afiliados

Essa modalidade de serviço é muito atraente e pode ser a chave do sucesso de muitas pessoas, mas se você já está trabalhando no marketing de afiliados, com certeza sabe que este trabalho exige o uso de algumas estratégias de marketing.

A verdade é que se você trabalha com vendas e deseja ter bons resultados no seu trabalho, é importante ter conhecimento básico de técnicas de marketing, mas se você deseja que seu negócio seja bem sucedido a longo prazo, é necessário conhecer o marketing estratégico.

Existem várias modalidades de marketing e cada uma possui um objetivo específico. O marketing de afiliados é uma dessas modalidades, e o seu objetivo é aumentar a visibilidade de alguns produtos e facilitar a venda.

O marketing de afiliados permite o uso de outras estratégias de marketing mais técnicas, como é o caso do marketing estratégico. Se você é um afiliado pode usar essa estratégia para facilitar o trabalho e impulsionar os resultados do seu trabalho.

É verdade que você pode trabalhar na internet sem conhecer o marketing estratégico, mas se você souber como usar essa ferramenta a favor do seu negócio de afiliados, pode construir um negócio sólido e com resultados a longo prazo.

Existem diferenças muito claras entre as estratégias de marketing que existem, mas vamos te ajudar a entender como funciona o marketing de estratégia e quais são as principais diferenças deste tipo de marketing para os outros.

Antes de começar a conhecer as diferenças e características do marketing de estratégia, vamos entender o que é este tipo de marketing, porque ele é tão importante para as empresas, e como ele consegue otimizar outras estratégias de marketing.

O Que é Marketing Estratégico

O marketing estratégico, assim como o nome sugere, envolve o uso das técnicas de marketing de forma planejada e projetada.

Diferente de outras estratégias de marketing que existem, esta técnica envolve a organização, planejamento e acompanhamento das estratégias que são aplicadas em uma campanha de divulgação.

Como afiliado, você tem a responsabilidade de auxiliar na divulgação do produto que você está representando, e essa divulgação precisa ser viabilizada através de campanhas de marketing estrategicamente planejadas.

Quando você usa o marketing de maneira estratégica você tem resultados não apenas a curto prazo, mas também de longo prazo.

Esse tipo de marketing é indicado para afiliados que encaram o seu negócio com seriedade e estão determinados a construir uma plataforma e um negócio sólido. 

Geralmente, muitas pessoas que entram no marketing de afiliados procuram uma fonte de renda rápida e prática, mas poucas pessoas enxergam que o negócio de afiliado pode ser muito mais que uma renda complementar, ou uma fonte de renda rápida.

Com o planejamento adequado, seu negócio de afiliado pode se tornar a sua fonte de renda principal, e até mudar a sua qualidade de vida, mas para isso é necessário esforço determinação e planejamento.

O marketing estratégico muitas vezes não traz resultados imediatos, mas ele pode trazer resultados duradouros, e isso é possível porque as técnicas de marketing são usadas de acordo com um plano bem definido e executado.

Usar o marketing de maneira estratégica envolve se planejar para adotar as melhores ações de acordo com a fase em que seu negócio se encontra, e não apenas de acordo com o estado do seu consumidor.

Geralmente, quando falamos de marketing para afiliados, as melhores estratégias encontradas envolvem um esforço baseado na jornada do cliente. 

Esta jornada é muito importante, entretanto, existem outros fatores a se considerar para alcançar bons resultados. Então, elaborar um plano de marketing é uma das melhores soluções para quem deseja explorar todo potencial do seu negócio de afiliados.

Agora que nós já sabemos que é o marketing estratégico, vamos entender o que é um plano de marketing e como essa ferramenta pode ajudar a organizar o seu projeto ou campanha de divulgação.

O Que é Plano de Marketing

Como você provavelmente já sabe, o marketing digital se divide em diversas modalidades, e cada uma das modalidades de marketing pode se complementar. O plano de marketing é como um manual que busca aproveitar o máximo de cada uma das estratégias existentes.

Muitas pessoas que começam a trabalhar com marketing digital, seguem uma aplicação instintiva das técnicas de marketing, e isso não é nada proveitoso. Na verdade, implantar soluções de marketing sem se planejar pode ter o efeito oposto do esperado.

Os principais objetivos dos afiliados digitais ao promover soluções de marketing em suas plataformas de venda são: aumentar o tráfego, captar leads, e vender os produtos. 

O problema é que o seu negócio de afiliado pode ir além desses objetivos primários, e se tornar um negócio autônomo, mas para isso você precisa aplicar as estratégias de marketing de forma sincronizada.

Cada estratégia de marketing precisa entrar em ação em um momento específico, e você muitas vezes vai precisar usar mais de uma perspectiva para estabelecer o momento ideal de iniciar uma estratégia de marketing.

É isso que envolve o planejamento de marketing. Alguns afiliados já usam essa estratégia para definir quais as melhores abordagens para converter visitantes em leads, e para conseguir vender mais.

Eles geralmente fazem isso com base em um funil de vendas. Esse funil é usado para destacar as tendências dos consumidores, e reunir os leads em categorias de acordo com a sua tendência de compra.

Mas apesar de ser muito eficiente, este tipo de planejamento ainda não alcança o aproveitamento completo, que é viabilizado pelo plano de marketing estratégico. Vamos entender como esse tipo de planejamento funciona.

Como Fazer Plano de Marketing Estratégico

O plano de marketing estratégico é diferente do plano de marketing tradicional. Geralmente o plano de marketing tradicional busca te dar condições de extrair riquezas a partir das vendas que você consegue realizar na sua plataforma.

Este planejamento normalmente inclui a observação de dois fatores importantes para o seu negócio de afiliado, sendo eles: os clientes, e as vendas. É basicamente isso que nós consideramos quando montamos um plano de marketing tradicional.

Mas para desenvolver um plano de marketing de forma estratégica, é importante considerar um outro fator, que é o seu negócio de afiliado. Você precisa planejar ações que deem destaque às vendas, aos clientes e também ao seu negócio, e nós vamos te explicar como.

Foco Nas Vendas

Quando você desenvolve uma campanha com foco nas vendas, você usa ferramentas que estimulem as pessoas a comprar o produto que você está oferecendo e isso te dá lucro.

Acontece que as ferramentas e a abordagem de venda não é a mesma abordagem para conseguir outros resultados. Se você se concentrar unicamente nas estratégias de vendas, uma hora você vai ficar sem pessoas interessadas em comprar o seu produto.

Os afiliados digitais que desejam ter sucesso dentro dessa atividade de trabalho, precisam entender que é responsabilidade deles criar negócios sustentáveis. Um negócio de afiliado sustentável é capaz de ter resultados por tempo indeterminado.

Você não quer ganhar dinheiro com sua plataforma de vendas por pouco tempo, pensando nisso, você precisa entender que apenas concentrar seus esforços em vender não é a melhor abordagem.

É claro que em algum momento você vai precisar vender para poder ganhar dinheiro, mas se você conseguir sincronizar cada uma das abordagens necessárias, as vendas vão ocorrer de forma natural e constante.

Então, quando estiver fazendo um plano de marketing para sua plataforma de vendas e para seu negócio de afiliado, tente incluir as abordagens de vendas como uma das etapas da sua campanha de marketing.

Em outras palavras, não adianta entrar no marketing de afiliados e investir fortunas em ferramentas de publicidade apenas tentando vender, isso só vai esgotar os seus recursos e vai trazer poucos resultados para o seu negócio de afiliado.

A verdade é que se você não planeja suas campanhas de marketing de forma estratégica, você não consegue ter um negócio de afiliado, já que o planejamento é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Foco Nos Clientes

O foco nos clientes é outra abordagem importante dentro de um plano de marketing. Focar nos clientes pode te ajudar a ter um maior aproveitamento das pessoas que interagem com sua plataforma de vendas e até com o produto que você representa.

O foco no cliente envolve um acompanhamento das ações dos consumidores no ambiente virtual, e uma compreensão plena da forma como eles se relacionam com o produto que você representa.

Ao focar no cliente você está dando o primeiro passo para tornar o seu negócio de afiliado sustentável, já que você vai ser capaz de traçar uma abordagem para preparar os seus consumidores para eventualmente possam comprar o produto que você oferece.

Uma das estratégias que envolvem o foco no cliente é o desenvolvimento de uma jornada do cliente para seu negócio de afiliado. A jornada do cliente é um registro de todos os passos que os consumidores dão até comprar o produto que você está oferecendo.

Projetar a jornada dos seus clientes é uma maneira de garantir que as pessoas que interagem com seu produto vão de fato realizar a compra. Os consumidores geralmente precisam de impulsos para que possam chegar a uma decisão de compra.

Esses impulsos normalmente são dados por campanhas de marketing e publicidade que exploram gatilhos mentais. Assim, você consegue guiar o processo de decisão dos clientes a seu favor.

É com foco no cliente que algumas das principais estratégias de divulgação são desenvolvidas e colocadas em prática, como por exemplo o funil de vendas. 

Já falamos brevemente sobre esse recurso, mas vamos te ajudar a entender um pouco mais como ele funciona. 

O funil é desenvolvido tendo como base a jornada do cliente, ele te ajuda a decidir quais são as melhores formas de interagir com os consumidores de acordo com a etapa da jornada em que eles estão.

O funil é dividido em três fases, sendo elas: topo do funil, meio do funil e base do funil. Diferente da jornada do cliente, o funil de vendas oferece um acompanhamento do cliente a partir do contato com sua plataforma.

No topo do funil estão todos os consumidores que visitaram a sua plataforma de vendas, esses consumidores geralmente representam um número mais alto de pessoas do que as que realmente compram.

Quando essas pessoas compartilham informações com você para continuar recebendo dados da sua plataforma de vendas, essas pessoas saem do topo do funil e vão para o meio do funil, afinal de contas já foram convertidas em leads.

Os leads são muito valiosos, mas ainda não estão prontos para receber uma abordagem de vendas, então é necessário preparar essas pessoas para comprar. Quando elas estiverem prontas elas vão estar na base do funil e vão ser clientes ativos.

O foco no cliente funciona dessa maneira, te ajudando a ter uma compreensão de como as pessoas estão reagindo aos estímulos que suas estratégias de divulgação oferecem. É por isso que é importante fazer um plano de marketing que tenha foco nos clientes e nas vendas.

Entretanto, como destacamos anteriormente, o marketing com estratégia da atenção a muito mais do que apenas aos clientes e as vendas, mas também dá atenção ao seu negócio de afiliado.

Foco No Negócio

Chegamos ao grande diferencial do marketing estratégico. Quando você faz um planejamento de marketing que tem como foco a estratégia, você leva em consideração não apenas os fatores mais explícitos do empreendimento que são os clientes e as vendas.

O foco no negócio é tão importante quanto as outras abordagens de marketing, chega um momento que você não deve investir apenas em campanhas de divulgação do produto, ou publicidade destinada a venda.

Em alguns momentos é necessário investir no seu negócio de afiliado, e existe uma grande diferença entre criar uma campanha de marketing para o seu produto de afiliado e para seu negócio de afiliado.

Se você fizer um plano de marketing com foco nos clientes e nas vendas, é bem provável que você já consiga obter resultados surpreendentes. Esses resultados fazem com que as pessoas se sintam satisfeitas e parem de trabalhar no negócio de afiliado.

Mas é importante ter em mente que este negócio pode te dar frutos por toda a vida, desde que você saiba como você pode focar as abordagens no negócio.

Já destacamos que para focar nas vendas, é necessário desenvolver campanhas que explorem gatilhos mentais relacionados a decisão de compra dos seus consumidores, e para focar nos clientes é importante acompanhar a jornada desses clientes.

Para focar no seu negócio, você precisa acompanhar as métricas de resultados que sua plataforma de afiliado está oferecendo. Acompanhando essas métricas, você consegue definir qual é o melhor plano de ação de marketing para seu negócio.

Saber promover o seu negócio de afiliado é fundamental para conseguir desenvolver um negócio duradouro e eficiente. Esse tipo de abordagem resolve um problema que alguns afiliados relatam.

Muitas vezes dentro de um determinado nicho de mercado, mais de uma pessoa explora o mesmo produto de afiliado. Cada uma dessas pessoas tem seu próprio negócio, e com base neste negócio elas conseguem vender.

Mas quando você foca no cliente e na venda apenas, você consegue garantir que o consumidor está pronto para comprar, o problema é que isso não garante que ele vai comprar com você.

Às vezes você pode projetar toda sua jornada do cliente e desenvolver soluções para educar o consumidor e influenciar a decisão de compra, entretanto, em algum momento dentro dessa jornada seus leads já capacitados podem ser abordados por outro afiliado.

Nenhum afiliado digital fica satisfeito quando isso acontece, é por essa razão que é tão importante incluir no seu plano de marketing uma abordagem que tenha foco no seu negócio.

Ao promover o seu negócio, você destaca para o consumidor que é importante comprar não apenas o produto, mas que eles precisam comprar com você, na sua plataforma de afiliado e não em outra plataforma.

Essa é uma das melhores maneiras de desenvolver um negócio que ofereça resultados a longo prazo. O plano de marketing desenvolvido de forma estratégica envolve a aplicação dessas três abordagens.

É por isso que o marketing de natureza estratégica é considerado por muitos a forma mais eficiente de aplicar as estratégias que aprendem em seus negócios de afiliado. 

Então, para responder a pergunta inicial, fica claro que não é necessário ter conhecimento desse marketing para trabalhar. Mas se você quer vencer dentro do mercado de afiliados, é importante ter conhecimento de marketing estratégico e saber como usar dentro do seu negócio.

Se você colocar em prática as sugestões deste artigo, as suas chances de se tornar um top player no marketing de afiliados aumenta muito.

Espero que nosso artigo sobre marketing estratégico te ajude a entender a importância de aplicá-lo em seu negócio de afiliado. Em caso de dúvidas, basta deixar nos comentários, e não esqueça de compartilhar com outros.

Compartilhe agora mesmo:

Comece pelo nosso treinamento gratuito

Como Criar Um Negócio Online Do Absoluto Zero

Se você está a começar e não sabe nada, este curso vai ajudá-lo a criar bases para começar um negócio online.

Os seus dados estão seguros.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.